Expansão da TV Pública: EBC recebe R$ 10,8 milhões para ampliar transmissão em 25 cidades

Recursos visam instalação de 32 novos sistemas de transmissão para emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) e da Rede Legislativa, com implantação prevista para 2025.
27/01/2025
|
18:30
compartilhar notícia
Capa da Notícia
Divulgação EBC

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) recebeu, em 2024, R$ 10,8 milhões, provenientes de emenda de relatoria, para a implantação de sistemas de transmissão de TV Digital em emissoras da RNCP, com o sinal da TV Brasil como cabeça-de-rede, e da Rede Legislativa. A previsão é de que todas as instalações sejam concluídas até o fim de 2025. 

Os recursos foram empenhados pelo Ministério das Comunicações e permitirão à EBC instalar 32 sistemas de transmissão em 25 cidades: Ji-Paraná (RO), Campina Grande (PB), Cascavel (CE), Teresópolis (RJ), Araguaína (TO), Parauapebas (PA), Mossoró (RN), Caruaru (PE), Imperatriz (MA), Caxias do Sul (RS), Santa Maria (RS), Três Lagoas (MG), Taubaté (SP), Jundiaí (SP), Piracicaba (SP), Itabira (MG), Campos dos Goytacazes (RJ), São Pedro da Aldeia (RJ), Campo Grande (MS), Dourados (MS), Juiz de Fora (MG), São José do Rio Preto (SP), Maringá (PR), Pelotas (RS) e Curitiba (PR). 

Entre essas cidades, sete contarão com sistemas de transmissão para emissoras tanto da RNCP quanto da Rede Legislativa. Outras cinco receberão equipamentos exclusivamente para a Rede Legislativa, enquanto 13 terão novos sistemas destinados apenas às emissoras afiliadas à RNCP. 

Responsável pela gestão da Rede Nacional de Comunicação Pública, a EBC coordenará a implantação dos sistemas em todas as localidades contempladas. Além disso, solicitou ao Ministério das Comunicações a criação dos novos canais de TV Digital necessários para viabilizar a expansão. Em Mossoró (RN), Caruaru (PE), Pelotas (RS), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG) e São José do Rio Preto (SP), as visitas técnicas já foram iniciadas, pois os canais de TV para essas regiões já foram autorizados.