EBC apoia encontro global sobre checagem de fatos

Confira as dicas de como usar ferramentas de combate às fake news na sua emissora
27/06/2025
|
00:20
compartilhar notícia
Capa da Notícia

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi parceira do 12º Global Fact-Checking Summit, encontro internacional sobre checagem de fatos, promovido este ano, de 25 a 27 de junho, no Rio de Janeiro pela FGV Comunicação. 

O evento reuniu jornalistas, checadores de fatos e especialistas em comunicação de diversos países para compartilhar experiências e ferramentas voltadas à melhoria do debate público e ao fortalecimento da colaboração entre mídias na luta contra a desinformação. 

Entre os palestrantes, estiveram os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Morais e Carmen Lúcia; o ministro-chefe da Advocacia Geral da União (AGU), Jorge Messias e o presidente da EBC, Jean Lima. 

Durante a
sessão de abertura do Global Fact, o presidente da EBC, Jean Lima, citou ofensivas de desinformação recentes, como campanhas que tentaram tirar credibilidade do sistema eleitoral brasileiro e contra a vacinação e ressaltou a importância da Comunicação Pública  neste cenário. “A gente produz conteúdos sobre políticas públicas, sobre os temas de atualidades”, listou. “Esse é o papel de levar informação à população, de combater a desinformação por meio de acesso às políticas públicas, aos temas relevantes da sociedade”, concluiu. 


RNCP no combate às fake news
 
 
A Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), que é gerida pela EBC, foi representada pela gerente da RNCP TV, Gracielly Bittencourt, que reuniu dicas de cursos e ferramentas que podem ajudar os profissionais das emissoras afiliadas a entender e combater a desinformação. Anote aí:  

1 ) Viu uma informação circulando e quer conferir se alguma agência de checagem já desmentiu?  

Use o Google Fact Check Tools para economizar tempo e encontrar verificações já publicadas por agências de checagem de todo o mundo. 

https://toolbox.google.com/factcheck/explorer 

2) Precisa verificar uma imagem ou um vídeo? 
 
Use o Tineye https://www.tineye.com/ para buscar a origem de fotos na web

E o YouTube DataViewer, da Anistia Internacional, para saber data e hora exatas em que um vídeo foi publicado
https://citizenevidence.amnestyusa.org/ 


3) Quer melhorar suas habilidades digitais e aprender técnicas para enfrentar a crescente onda de desinformação?
 
 
A Agência France-Press oferece um curso gratuito online dividido em 3 níveis: básico, intermediário e avançado. O curso oferece certificado. 
 
https://br.digitalcourses.afp.com/collections/ 

 
4) Quer se aprofundar mais no assunto?  
 
Incentive sua redação a fazer este curso online gratuito voltado para jornalistas e criadores de conteúdo. Prepare-se para combater a desinformação, os discursos de ódio e os conteúdos prejudiciais gerados por inteligência artificial. 

Criadores de Conteúdo Digital e Jornalistas: Como Ser uma Voz Confiável Online - Journalism Courses by Knight Center 

https://journalismcourses.org/product/criadores-de-conteudo-digital-e-jornalistas-como-ser-uma-voz-confiavel-online/