COP 30: RNCP fortalece presença amazônica na maior operação da história da EBC

Avanço estratégico das parcerias com a Funtelpa e Sistema Encontro das Águas impulsionaram cobertura da Conferência
01/12/2025
|
14:20
compartilhar notícia
Capa da Notícia

A participação das emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) marcou a cobertura da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na Cúpula de Líderes de Belém e na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), eventos internacionais realizados em Belém entre 06 e 21 de novembro. Em uma operação histórica, a Rede assegurou que os olhares amazônicos estivessem no centro do conteúdo levado ao Brasil e ao mundo, reforçando o papel da comunicação pública na valorização das vozes locais. 

A EBC, emissora oficial da Conferência, responsável pela geração de todas as imagens institucionais, mobilizou mais de 300 profissionais, operou 42 sinais simultâneos e garantiu transmissões em Ultra High Definition (UHD) 4K, que possui qualidade quatro vezes superior ao Full HD. A estrutura incluiu ainda estúdios de rádio e TV, um Master Control Room — especialmente criado para garantir qualidade e estabilidade —  e um sistema de IPTV com mais de 330 pontos de exibição e suporte técnico dentro do Centro Internacional de Mídia — que contou com 60 salas equipadas para redação, gravação e edição. 

Foram 2.371 profissionais de imprensa credenciados, de 1.090 veículos de diversas parte do mundo internacionais, o que projetou Belém e o Brasil para o centro do debate climático global. 
 
No conjunto dessa operação, a RNCP desempenhou papel fundamental, ampliando a capilaridade da cobertura por meio de parcerias estratégicas com a TV e Rádio Cultura do Pará, operadas pela Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), e a TV e Rádio Encontro das Águas, operadas pelo Sistema Encontro das Águas, do Amazonas. 

Para Bráulio Ribeiro, Diretor de Operações, Engenharia e Tecnologia da EBC, a atuação conjunta durante a COP30 reafirma a importância da Rede Nacional de Comunicação Pública como um espaço de cooperação técnica e editorial entre emissoras públicas de todo o país. “Além de ser a emissora anfitriã da COP30 e reafirmar a experiência da EBC em grandes transmissões – assim como fizemos no G20 e nos BRICS –, conseguimos juntos ampliar a diversidade por meio da parceria em rede com as emissoras da RNCP, projetando as vozes da Amazônia. A COP30 foi um marco por toda a imersão e participação que simbolizou, e a atuação da EBC com a Rede, nas transmissões e coberturas, fez história da comunicação pública nacional e internacional.” 

 

Ações conjuntas 

A TV Brasil, emissora da EBC, contou com contribuições diretas das emissoras da RNCP, que enviaram reportagens, imagens, fizeram entradas ao vivo e produziram conteúdos especiais sobre os territórios amazônicos. No total, foram 18 terabytes de conteúdos compartilhados no servidor de uso conjunto entre a EBC e as parceiras, que serviram para programas de grade, programas especiais e boletins na programação. 
 
A TV Cultura do Pará veiculou 17 reportagens e matérias no Repórter Brasil Tarde e no Repórter Brasil Noite, além de uma entrevista exclusiva. Os repórteres da emissora paraense entraram 18 vezes ao vivo nos dois jornais da TV Brasil. Já a TV Encontro das Águas produziu 7 reportagens e fez 16 participações nos jornais da TV Brasil.  As duas emissoras parceiras também participaram diariamente dos boletins exibidos de hora em hora na programação da Tv Brasil.  
 
As Rádios da EBC também intensificaram a utilização de conteúdos produzidos pelo Sistema Encontro das Águas no Repórter Nacional e no programa especial Revista COP30 e começaram a utilizar conteúdo da Rádio Cultura do Pará, que em breve passará a integrar a Rede Nacional de Comunicação Pública. No Repórter Nacional, foram 10 participações da Rádio Encontro das Águas e 4 participações da Rádio Cultura FM de Belém.  

 

Desempenho nas redes sociais 
 
Durante os eventos internacionais, o desempenho digital da EBC ganhou destaque em ranking da Faculdade Getúlio Vargas (FGV). Considerando todas as contas administradas pela empresa pública, foram 874 publicações sobre a COP30. A cobertura multiplataforma gerou 784 mil interações e 2 milhões de visualizações no YouTube e TikTok.  
 
A atuação conjunta com as emissoras da RNCP garantiu conteúdos exclusivos sobre debates climáticos e a diversidade amazônica em uma parceria inédita com as plataformas digitais, fortalecendo o protagonismo regional na cobertura. A cooperação com a TV Cultura do Pará resultou em dez conteúdos exclusivos.   

 

Parcerias fortalecidas 

Durante o evento, o presidente da EBC, Andre Basbaum, visitou a sede da Funtelpa em Belém, onde foi recebido por Miro Sanova, presidente da instituição. Eles discutiram a ampliação das ações conjuntas, incluindo a participação da TV Cultura do Pará no Programa Brasil Digital, do Ministério das Comunicações, que prevê a expansão do sinal digital para todos os municípios paraenses, e as trocas de conteúdo de rádio e TV, incluindo a TV Brasil Internacional.  

Os presidentes das duas instituições destacaram a importância do fortalecimento regional e da projeção da Amazônia. “A Funtelpa é um dos principais parceiros da nossa RNCP. Estamos muito felizes, sobretudo nesse evento grandioso que coloca a Amazônia no centro do mundo”, disse Basbaum. “Temos a missão conjunta de mostrar a Amazônia como ela é”, acrescentou Sanova. Em outra ocasião, comunicadores da Rádio Nacional também estiveram na sede da Funtelpa para a troca de experiências entre as equipes.