Cobertura especial de carnaval tem parceria com emissoras da RNCP
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) chega à semana de Carnaval com programação temática e atrações especiais, em conjunto com emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
Na tela da TV Brasil, o mês de fevereiro estreou a faixa Carnavais do Brasil com conteúdos que anteciparam o clima da folia.
Nos dias 6 e 7 de fevereiro, o canal transmitiu a performance das agremiações do Grupo Especial de Vitória, no Espírito Santo, em rede, com a TVE Espírito Santo (TVE/ES), emissora da RNCP.
Também no dia 7, foi transmitido o desfile das escolas de samba do Grupo de Acesso 2 de São Paulo, apenas para o estado.
No próximo domingo (15) e segunda (16), a TV Brasil vai transmitir a apresentação das agremiações da Série Prata, do Rio de Janeiro, direto da Intendente Magalhães, na zona norte da capital fluminense, para todo o país. A programação começa mais cedo, às 18h, no YouTube da emissora. Já na TV, a festa entra no ar às 20h30 no domingo (15) e às 21h na segunda (16). Ao todo, 29 escolas de samba participam em dois dias de performances. As agremiações mostram a evolução dos enredos na passarela popular do samba com o objetivo de subir para a Série Ouro e desfilar na Sapucaí em 2027.
O clima de Carnaval também contagia com os shows dos principais circuitos da folia em Salvador. Em rede com a TVE Bahia, que também integra a RNCP, a programação especial acompanha os espetáculos dos circuitos Barra-Ondina, Campo Grande e Pelourinho, na sexta (13), às 23h; domingo (15), às 19h30 e terça (17), às 21h.
O canal vai mostrar as apresentações de ícones da música nacional, principalmente dos ritmos baianos, que arrastam foliões.
Rádio MEC e Nacional da Amazônia estão em clima de carnaval
Na Rádio MEC, o programa Jazz Livre apresenta na sexta-feira (13), às 21h, uma playlist apenas com temas brasileiros interpretados por grandes músicos estrangeiros do jazz, como forma de refletir sobre a força da música e da cultura brasileira no mundo. A programação segue na segunda-feira (16), com a reprise do programa dedicado a Djalma de Andrade, popularmente conhecido como Bola Sete. Considerado um dos principais violonistas brasileiros, o artista nasceu no Rio de Janeiro, mas construiu carreira internacional no jazz. E, na terça (17), o Jazz Livre reexibe a atração em homenagem ao maestro Moacir Santos. Com uma trajetória marcada pelo trabalho na Rádio Nacional, o pernambucano assinou a trilha sonora de diversos filmes, além de reger orquestras de TV.
Já a Rádio Animada, faixa infantil da Rádio MEC, traz conteúdos especiais na edição de domingo (15), a partir das 8h. Serão apresentados dois projetos que divulgam a cultura e o repertório do samba junto às crianças: os espetáculos “Casa dos Sambistinhas” e “Sambinha”.
A peça “Casa dos Sambistinhas” é uma iniciativa musical e educativa lúdica voltada para a garotada, que celebra grandes intérpretes femininas do gênero musical. A atração tem abordagem interativa ao unir samba, histórias e brincadeiras. “Sambinha” apresenta às crianças 17 sambas de importantes compositores da música brasileira, e se propõe a mostrar os universos do morro e do “asfalto” de uma forma poética, tendo sempre o gênero musical como inspiração. No repertório estão sucessos como “Pelo Telefone” (Donga), “Samba Lelê” (cantiga popular), “Samba de Maria Luiza” (Tom Jobim), e “A Voz do Morro” (Zé Ketti).
A Rádio Nacional da Amazônia transmite, desde janeiro, uma série especial sobre o carnaval brasileiro voltada ao público internacional que acompanha a emissora em ondas curtas. Os programetes, que destacam a importância cultural da festa e a história das escolas de samba do Rio de Janeiro, são apresentados em inglês e espanhol e seguem no ar até a quarta-feira (18).
Cobertura jornalística
Além da programação de entretenimento, a cobertura de Carnaval da TV Brasil e da Rádio Nacional conta com forte atuação do jornalismo em rede. Profissionais das emissoras que integram a RNCP participam da cobertura com entradas ao vivo, reportagens e matérias especiais produzidas a partir de diferentes partes do país.
As equipes acompanham blocos de rua, festas populares e manifestações culturais locais, além dos bastidores da folia, levando ao público um retrato plural do Carnaval brasileiro. Segundo Lidia Neves, gerente-executiva de Integração de Conteúdos e Rede, “as participações das emissoras parceiras reforçam o caráter colaborativo da RNCP e ampliam a presença de conteúdos regionais nos telejornais e demais faixas jornalísticas da TV Brasil.”
A grade especial inclui ainda edições temáticas de programas como Samba na Gamboa e Sem Censura, que já apresentaram conteúdos dedicados às escolas de samba, personagens históricos da festa e análises sobre os enredos e a produção cultural do Carnaval.