EBC fortalece participação social com novas Câmaras Temáticas e definição de listas para Comitê Editorial
As instâncias de participação social da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) criaram três câmaras temáticas sobre comunicação pública, como espaços permanentes de debate, estudo e formulação de propostas sobre temas estratégicos dentro da empresa. A iniciativa busca aprofundar as discussões internas e oferecer subsídios qualificados para o planejamento e a atuação da EBC.
Os avanços institucionais foram formalizados no dia 28 de janeiro, durante reunião do Comitê Editorial e de Programação (Comep) e do Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (Cpadi), que integram o Sistema Nacional de Participação Social na Comunicação Pública (Sinpas), junto com a Ouvidoria e a Assessoria Especial de Participação Social da EBC.
As três câmaras técnicas criadas são:
- Câmara Temática de Jornalismo: tratará do conteúdo jornalístico da Empresa, veiculado em todas as plataformas por meio das quais a empresa opera.
- Câmara Temática de Programação: tratará de todos os produtos não jornalísticos da Empresa, nos diferentes formatos e gêneros, veiculados em todas as plataformas.
- Câmara Temática de Processos Institucionais: tratará do acompanhamento das questões que envolvem as estratégias políticas e de gestão da EBC e da comunicação pública. Também tratará de questões relativas à organização e dinâmica de funcionamento dos Comitês.
Segundo a presidente do Cpadi, Ana Fleck, as câmaras temáticas vão permitir um trabalho mais estruturado entre os membros. “Criamos as Câmaras Temáticas para que possamos debater entre os membros do comitê, desenvolvendo estudos e construindo sugestões que possam contribuir com o debate sobre o futuro da EBC. A ideia é fazer um encontro ao final, para apresentação dos resultados, que servirão como subsídios para a empresa”, explicou.
Diálogo institucional e presença digital
O encontro também marcou a primeira reunião dos comitês em 2026 e contou com a presença do novo diretor-geral da EBC, David Butter, que destacou a importância do diálogo interno para o fortalecimento da comunicação pública. “Venho de uma família de funcionários públicos e comecei minha trajetória na universidade pública. Fiquei muito honrado em poder atuar na esfera pública”, afirmou.
Na sequência, o superintendente de Comunicação Digital e Mídias Sociais, Fernando Miranda, apresentou a estrutura e os desafios da área responsável pela gestão de mais de 30 perfis da EBC em plataformas digitais. Atualmente, a presença digital da empresa soma mais de 12 milhões de seguidores. “Esse resultado é um orgulho para a equipe, que trabalha de forma orgânica e com grande dedicação”, destacou.
Para o presidente do Comep, Pedro Rafael Vilela, a participação da direção da empresa encerra um ciclo importante de audiências públicas. “Agora, entramos em uma nova etapa, voltada à formulação de debates internos e à construção de um diagnóstico com contribuições da sociedade civil para a EBC”, afirmou.
Resultado das eleições do Comep
Na mesma semana em que foram criadas as três câmaras temáticas, a EBC também divulgou o resultado da votação das listas para as vagas remanescentes do Comitê Editorial e de Programação (Comep). Três organizações da sociedade civil chegaram à fase final do processo seletivo. As listas seguem agora para aprovação da Presidência da República, que designará os membros por decreto.
O mandato dos representantes escolhidos será exercido até 8 de julho de 2027, sem possibilidade de recondução.
Inicialmente, as vagas foram destinadas a representantes de três segmentos da sociedade: cursos de Comunicação Social, comunidade cultural e entidades de defesa dos direitos humanos e das minorias, mas não houve inscrições no segmento de cursos de Comunicação Social. Confira a resolução completa no site da Plataforma Brasil Participativo.