EBC lidera megaoperação de transmissão da COP30 com apoio da RNCP

Como emissora anfitriã, empresa está no centro das discussões globais sobre o clima e revela papel estratégico da comunicação pública
11/11/2025
|
10:55
compartilhar notícia
Capa da Notícia
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Até o dia 21 de novembro, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) coordena uma das maiores e mais relevantes operações de transmissão e cobertura jornalística de sua história, com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em andamento em Belém (PA). Como emissora anfitriã oficial, a EBC é responsável pela geração e distribuição dos sinais e pela articulação de uma ampla rede de comunicação que envolve emissoras de todo o país. A TV Cultura do Pará e a TV Encontro das Águas, do Amazonas, atuam em parceria com a EBC, contribuindo com reportagens, imagens regionais e apoio técnico. 

São centenas de profissionais envolvidos, 42 sinais simultâneos, estúdios de rádio e TV, sistema de IPTV (Televisão por Protocolo de Internet) com mais de 330 pontos de exibição e transmissão em UHD 4K — o mais avançado padrão de qualidade de imagem disponível.  

No local do evento, a EBC registra 44 espaços - entre salas de reunião, plenárias e salas de coletiva de imprensa - com 140 câmeras de vídeo, incluindo 26 câmeras broadcast 4K e câmeras PTZ, além de viabilizar toda a estrutura de transmissão do Centro Internacional de Mídia (IMC), local reservado a jornalistas e comunicadores. São esperados mais de 3600 profissionais da imprensa de todo o mundo até o fim da COP 30. O público total deve ultrapassar 50 mil pessoas, entre delegados dos países, negociadores e representantes de movimentos sociais. 
 
Cúpula de Líderes e participação da RNCP 

Nos dias 6 e 7 de novembro, a capital paraense recebeu a Cúpula de Líderes de Belém, evento que antecedeu a COP30 e reuniu chefes de Estado e representantes de mais de 40 países. O encontro resultou na Declaração de Belém sobre Fome, Pobreza e Ação Climática Centrada nas Pessoas, documento que propõe colocar as populações mais vulneráveis no centro das políticas climáticas. 

A cobertura foi conduzida pelos veículos da EBC com transmissões ao vivo, reportagens especiais e a participação de emissoras da RNCP. 

O presidente da EBC, Andre Basbaum, destacou que a Cúpula de Líderes e a COP30 representam um marco histórico para o país e que a EBC está cumprindo o papel de emissora anfitriã e produtora de conteúdo jornalístico de interesse público. 

“Nossa missão é garantir que os brasileiros tenham acesso a uma cobertura ampla, plural e qualificada, que traduza os grandes debates climáticos em linguagem acessível e conecte esses temas à vida cotidiana da população.” Andre Basbaum visitou no dia 11 a sede da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), em Belém do Pará, onde foi recebido pelo presidente da entidade, Miro Sanova, e pela diretoria da instituição.

As equipes da TV Cultura do Pará e da TV Encontro das Águas produzem conteúdos especiais sobre os impactos do evento em Belém e na Amazônia. Para Gracielly Bittencourt, gerente da RNCP/TV, essa integração reforça o papel estratégico da rede. 

“A presença das emissoras da RNCP na COP30 é essencial para que a cobertura reflita a diversidade da Amazônia e valorize os olhares locais. A comunicação pública é, antes de tudo, um instrumento de integração e cidadania”, disse. 

Além das emissoras da RNCP, as 148 associadas à Rede TAL (Associação de TVs Públicas e Culturais da América Latina) também têm acesso gratuito ao sinal e aos conteúdos produzidos pela EBC durante o evento. 

Iniciativas dos veículos da EBC com foco na COP30 

A TV Brasil, a Rádio Nacional e a Agência Brasil estão com equipes dedicadas à cobertura jornalística da COP30, com foco nos grandes temas da conferência e sua relação com o dia-a-dia dos brasileiros. Entre as iniciativas especiais, a TV Brasil estreou o programa “Brasil no Mundo”, diretamente de Belém, com análises e entrevistas sobre o papel do Brasil nas negociações internacionais. Já o Caminhos da Reportagem, exibido em 10 de novembro, data da abertura da Conferência, apresentou o especial “Amazônia: coração da COP30”, com foco em justiça ambiental, transição energética e preservação das florestas. 

Na Rádio Nacional, Rádio Nacional da Amazônia e do Alto Solimões, boletins e programas ao vivo trazem atualizações diretas da conferência. Destaque para o “Revista COP30”, com forte identidade amazônica, e para o quadro “Vozes da Floresta”, que amplia o protagonismo de lideranças locais, povos originários e comunidades tradicionais. 

A cobertura dos veículos públicos da EBC sobre a COP 30 está disponível aqui

Os veículos Canal Gov, Agência Gov e Rádio Gov concentram a divulgação institucional das ações do Governo do Brasil durante o evento.