Emissoras públicas da Amazônia integram cobertura especial da COP30

A EBC vai contar com a parceria de emissoras da RNCP: Rádio e TV Cultura do Pará, Rádio e TV Encontro das Águas
08/10/2025
|
17:35
compartilhar notícia
Capa da Notícia

 A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) vai atuar em parceria com a TV Cultura do Pará e com a Rádio Cultura FM do Pará, geridas pela Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), além da TV e Rádio Encontro das Águas, geridas pelo Sistema Encontro das Águas do Amazonas, na cobertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). As emissoras integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) e vão colaborar com cobertura do evento global, que será realizado de 10 a 21 em novembro, em Belém (PA). 

A EBC é a emissora anfitriã da COP30 e será responsável por gerar imagens para o Brasil e mundo. Segundo o presidente da empresa, Andre Basbaum, a parceria com as emissoras da RNCP reforça o compromisso de ampliar o alcance e oferecer uma cobertura plural e de interesse público. 

“Nossa missão é garantir que cada cidadão possa ter acesso a informações confiáveis e de qualidade sobre os impactos das mudanças climáticas e as decisões que serão tomadas em Belém. Ao lado das emissoras parceiras da RNCP, vamos oferecer uma cobertura plural, diversificada e comprometida com o interesse público”, afirmou.  

A conferência deve receber mais de 50 mil pessoas, entre chefes de Estado, corpo diplomático e ambientalistas.  

Segundo o diretor geral da EBC, Bráulio Ribeiro, a EBC tem cumprido um papel estratégico como emissora anfitriã em grandes eventos internacionais. “No G20 e no BRICS asseguramos cobertura de qualidade e transmissão oficial para o Brasil e o mundo. Agora, na COP30, estaremos em Belém para mais um momento histórico que destaca o Brasil no cenário global e reforça a relevância da comunicação pública.” disse. 

Preparação para a COP30 

Como emissora anfitriã do evento, a EBC lançou uma série de iniciativas para preparar o público. Na TV Brasil, interprogramas da série Nossos Biomas estão no ar, além de reportagens especiais exibidas nos telejornais. O premiado Caminhos da Reportagem também produziu episódio dedicado aos negócios impulsionados pela COP30 na Amazônia.  

Durante a conferência, haverá ancoragem ao vivo direto de Belém, cobertura da Cúpula de Chefes de Estado e boletins diários, em parceria com as emissoras da RNCP. As redes sociais da EBC e dos veículos parceiros também ampliam a divulgação, com vídeos, cards e conteúdos adaptados para diferentes plataformas digitais. 

Na Rádio Nacional, a programação inclui os interprogramas Pílulas COP30, além de programas ao vivo e informativos traduzidos para inglês e espanhol. A Agência Brasil mantém editoria dedicada com reportagens, entrevistas e análises sobre negociações internacionais, enquanto a Radioagência Nacional reúne áudios distribuídos a veículos parceiros. 

No âmbito governamental, o Canal Gov, a Rádio Gov, a Agência Gov e o programa A Voz do Brasil vêm produzindo conteúdos contínuos sobre a conferência. Além disso, foi lançado em outubro o Estúdio COP 30, programa que antecipa os principais debates da conferência do clima da ONU, destacando como o Governo do Brasil se prepara para o encontro e quais propostas pretende apresentar.  

Conheça os portais:

COP30 na Agência Gov

COP30 na Agência Brasil