Emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública são premiadas em 2024
Ao longo de 2024, as emissoras públicas de TV e rádio da RNCP conquistaram diversas premiações em temáticas como educação, pesquisa, divulgação científica, formação, empreendedorismo, justiça, democracia, meio ambiente, direitos humanos e saúde. Somente neste mês de novembro, foram 9 premiações: juntas, a Rádio UFS FM e a TV UFS, da Universidade de Sergipe, conquistaram 6 prêmios, a FMU/UFRN e a TVU/UFRN, emissoras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, receberam os três primeiros lugares no 11º Prêmio FIERN de Jornalismo, e a TVE RS ficou em 2º lugar na categoria Televisão do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo com o trabalho “60 anos do golpe”.
Esses reconhecimentos reforçam o papel das emissoras públicas da Rede Nacional de Comunicação Pública enquanto referência em produções jornalísticas que não apenas informam, mas também promovem debates profundos sobre temas relevantes à sociedade brasileira.
Premiações das emissoras da Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Em novembro, a Rádio UFS FM 92.1 conquistou o segundo lugar no 4° Prêmio de Comunicação José Luiz Egydio Setúbal, na categoria "Universitário", com a reportagem especial “Autismo na primeira infância.” A reportagem premiada aborda os desafios para o diagnóstico e a importância dos cuidados em saúde na primeira infância com foco no neurodesenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista.
A Rádio UFS FM também conquistou, em novembro, o 1º Prêmio ABDE de Jornalismo com a reportagem "H2V: o hidrogênio verde e a ciência brasileira na descarbonização do planeta." A iniciativa da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) reconheceu a reportagem da UFS em segundo lugar na categoria "Áudio". A reportagem aborda, a partir de um projeto inovador de produção de hidrogênio verde da UFS, a importância do fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico para a descarbonização do planeta.
A Rádio UFS e a TV UFS também foram premiadas neste mês em três categorias do Prêmio Setransp de Jornalismo 2024. A Rádio UFS arrematou o segundo lugar na categoria "Áudio" e o terceiro lugar na categoria "Universitária". Já a TV UFS levou o segundo lugar na categoria “Melhores imagens”.
Somente as emissoras da Universidade Federal de Sergipe – Rádio UFS e TV UFS –receberam 9 premiações ao longo deste ano - Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica; Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário; Prêmio MOL de Jornalismo; Prêmio de Comunicação José Luiz Setúbal; Prêmio Sebrae de Jornalismo; Prêmio ABDE de Jornalismo; e, Prêmio Setransp de Jornalismo. Ao longo dos seus 15 anos de existência, as emissoras da UFS acumulam 36 prêmios de jornalismo e divulgação científica, sendo 13 prêmios de abrangência nacional e 20 premiações estaduais.
Premiações das emissoras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Neste mês de novembro, as emissoras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte receberam os três primeiros lugares no 11º Prêmio FIERN de Jornalismo. A iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) tem como objetivo reconhecer a importância do trabalho da imprensa para o estado. A Rádio Universitária (FMU/UFRN) conquistou dois eixos da categoria Jornalismo em Áudio, enquanto a TV Universitária (TVU/UFRN) venceu com a categoria Profissional em Vídeo.
Na categoria Jornalismo em Áudio, a FMU foi premiada no eixo Educação Profissional e Pesquisa para Impulsionar a Indústria. A matéria especial deu visibilidade à pesquisa sobre energia eólica offshore no território potiguar. Na mesma categoria, a FMU conquistou o primeiro lugar no eixo Gestão Industrial em Pauta: Estágio, Desenvolvimento de Carreiras e Formação Executiva, voltado exclusivamente para estudantes. A reportagem vencedora teve como tema a formação de novos líderes para o mercado de trabalho.
Já a TVU foi vencedora no eixo Construindo a Educação do Futuro com a matéria que divulga a robótica envolvida no campo das pessoas com autismo como uma ferramenta para a educação. No mês de agosto, a TVU já havia conquistado o primeiro e terceiro lugares na categoria Jornalismo Universitário, do Prêmio Sebrae de Jornalismo. A reportagem vencedora é intitulada Pequenas Grandes Empreendedoras – O impacto da força feminina potiguar.
VEJA OS TRABALHOS PREMIADOS
Premiações da Rádio Universitária 96,7 FM, da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
A Rádio Universitária 96,7 FM, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi vencedora, em setembro, na 11ª Edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo - Etapa Estadual Piauí, conquistando o primeiro e segundo lugares na categoria universitária e o terceiro lugar na categoria áudio. A premiação tem como objetivo valorizar os profissionais de imprensa que destacam os pequenos negócios, amplificando a voz dos empreendedores e empresários em todo o Brasil.
Os projetos dos estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que atuaram na Rádio FM Universitária, abordaram o empreendedorismo atrelado a questões sociais relevantes dentro da vida acadêmica. Na categoria universitária, o primeiro lugar foi conquistado por Nathália Costa, com um trabalho sobre "Empreendedorismo e Maternidade". Já o repórter Pedro Silva ficou em 2º lugar, com uma matéria sobre empreendedorismo na periferia; e Joyce Nirvana, em 3º na categoria Reportagem em Áudio, com uma matéria sobre empreendedorismo universitário.
OUÇA AQUI
Premiações da Rádio UFMG Educativa, da Universidade Federal de Minas Gerais
![foto: Jebs Lima (UFMG) foto: Jebs Lima (UFMG)](https://rncp.ebc.com.br/noticias/geral/ufmg.jpeg/@@images/51f67c06-bc38-4e97-9325-b32c82a3d0a9.jpeg)
A Rádio UFMG Educativa também conquistou prêmios nacionais, neste ano, com produções que destacam o impacto do ProUni e refletem sobre a democracia, a Constituição de 1988 e a saúde mental.
Em agosto, a série da Rádio UFMG Educativa sobre o Programa Universidade para Todos - ProUni foi a grande vencedora nacional na categoria Áudio no 7º Prêmio de Jornalismo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior - ABMES. Em três episódios, a série radiofônica aborda os contextos, conquistas e conflitos do programa do Ministério da Educação, criado pelo governo federal em 2004, que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais, em instituições particulares de educação superior.
Outro destaque da emissora é o radiodocumentário "Constituição Cidadã – 35 anos: democracia e saúde mental em xeque", que conquistou o segundo lugar na categoria Jornalismo de Áudio do I Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário, realizado em abril deste ano. O radiodocumentário explora os ataques ocorridos em 8 de janeiro de 2023 às sedes dos Três Poderes, em Brasília, abordando também a conquista da 'Constituição Cidadã' de 1988, os movimentos sociais que marcaram essa trajetória, o impacto da era digital e da desinformação, e os desafios à democracia. Além disso, a obra discute a saúde mental da população diante de um cenário tão turbulento.
Premiação da TVE/ RS
Com a matéria sobre os "60 anos do golpe", a emissora pública do Rio Grande do Sul - TVE/RS venceu o segundo lugar na categoria "Televisão" na 41ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo - iniciativa do Movimento de Justiça e Direitos Humanos e a Ordem dos Advogados do Brasil / RS, com apoio da Regional Latino Americana da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (Rel UITA), a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC-RS) e a Caixa de Assistência dos Advogados - RS (CAARS). Foram 358 trabalhos inscritos nesta edição. A cerimônia de premiação acontece em 10 de dezembro, em Porto Alegre (RS).