Olhar Brasil: primeira coprodução com a RNCP estreia na TV Brasil

Iniciativa valoriza o potencial turístico das cinco regiões do país e fortalece a Rede Nacional de Comunicação Pública
01/01/2026
|
14:40
compartilhar notícia
Capa da Notícia

A TV Brasil estreou, no dia 3 de janeiro, a série documental Olhar Brasil, primeira coprodução realizada pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação) e por emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). São 10 episódios, selecionados entre 36 propostas inscritas no edital, com o propósito de fortalecer a produção audiovisual regional e valorizar as potencialidades turísticas das cinco regiões do país. 
 
Com 26 minutos de duração, cada episódio foi enquadrado em pelo menos uma das quatro linhas temáticas da chamada pública, relacionadas a turismo. A EBC destinou para a série um total de R$ 200 mil, sendo R$ 20 mil por episódio. As obras destacam paisagens, histórias e modos de vida que revelam a diversidade cultural do Brasil.

Etapas e autonomia das emissoras 

O processo de coprodução envolveu diferentes fases coordenadas pela EBC, entre elas a elaboração e publicação do edital, seleção interdisciplinar, reuniões coletivas e individualizadas, além da supervisão técnica ao longo das entregas. O processo também contou com a masterclass “Direção Audiovisual”, promovida pela EBC e aberta às emissoras da RNCP, em que especialistas da empresa abordaram desde escolhas estéticas até os desafios de manter coesão visual e narrativa em um projeto realizado de forma participativa. 

O responsável na EBC pela produção e direção geral da série Olhar Brasil, Manoel Borges, destacou o caráter colaborativo do projeto e o respeito ao olhar local das emissoras. 

“As etapas de acompanhamento, as reuniões com as equipes e a troca permanente entre EBC e emissoras permitiram construir um projeto sólido, sem abrir mão da autonomia criativa de cada participante. Cada emissora pôde dirigir seu episódio, teve liberdade para contar sua história, do seu jeito, preservando a unidade da série e a identidade regional que é a essência do Olhar Brasil”, afirmou. 

Relevância para a TV pública 

A gerente-executiva de Integração de Conteúdos e Rede da EBC, Lidia Neves, ressalta que a estreia do Olhar Brasil consolida um novo momento para a comunicação pública no país. 

“É uma entrega muito significativa para a EBC e para o público. A série leva ao ar a diversidade regional brasileira com profundidade, respeito e beleza. É o Brasil contado por quem vive cada território, o que fortalece nossa missão de promover pluralidade e ampliar o alcance das vozes locais”, destacou. 

O gerente de Projetos e Conteúdos Regionais da EBC, Adriano de Angelis, reforça a dimensão simbólica da iniciativa:

“A RNCP é essencial para o fortalecimento da comunicação pública no Brasil e na América Latina. Coproduções como Olhar Brasil ampliam e sensibilizam a percepção sobre o país, conectando a TV pública às realidades locais e permitindo que mais brasileiras e brasileiros se reconheçam na programação da TV Brasil.”

Episódios selecionados 

Os 10 episódios que compõem a série percorrem diferentes regiões e apresentam desde patrimônio arqueológico até experiências de turismo comunitário e gastronômico: 

Episódio 1: Parque Nacional Serra da Capivara: o nosso patrimônio da humanidade – TV Caatinga/UNIVASF 
Episódio 2: Turismo Comunitário no Quilombo Kalunga: Resistência e Sustentabilidade – UnBTV 
Episódio 3: Guarapari Surpreendente: areias medicinais e diversidade marinha – TV Guarapari 
Episódio 4: Serras Gerais: Cachoeiras cristalinas e cavernas misteriosas – UFT TV 
Episódio 5: Peabiru: o caminho ancestral de beleza e mistério – TV UFPEL 
Episódio 6: Niquelândia: Romaria do Muquém e Congada de Santa Efigênia – TV UFG 
Episódio 7: Canindé de São Francisco: o oásis no sertão nordestino – TV UFS 
Episódio 8: Chapada dos Veadeiros: um Paraíso no Coração do Brasil – UEG TV 
Episódio 9: A Magia em Floripa: Cidade Criativa em Gastronomia – TV UFSC 
Episódio 10: Turismo Sustentável do Novo Airão – TV Encontro das Águas