Prêmio EBC de Combate à Desinformação chega à reta final
A Empresa Brasil de Comunicação - EBC divulgou o resultado preliminar dos projetos selecionados para a etapa final do Prêmio EBC de Combate à Desinformação. Ao todo, 19 propostas de trabalhos de profissionais das emissoras afiliadas à Rede Nacional de Comunicação Pública - RNCP atenderam aos critérios de elegibilidade e avançaram para a fase final, em categorias específicas voltadas para a Rede. A premiação contou com mais de 100 produções de Rádio e TV inscritas em todas as categorias e os ganhadores serão anunciados em cerimônia que acontecerá dia 5 de dezembro, em Brasília, durante o Festival da Rádio Nacional.
"Recebemos projetos de qualidade que tratam sobre combate à desinformação. E entendemos que entre os profissionais e agentes da RNCP há uma preocupação maior com a integridade da informação, algo fundamental na conjuntura atual do ambiente comunicacional e no debate público propriamente dito", destacou a assessora da EBC, Eloisa Galdino, que integra o grupo de trabalho da premiação.
Das produções habilitadas, 12 são da categoria Televisão e sete de Rádio, em formato de programa ou de reportagem, série ou radiodocumentário e exibidas entre junho de 2021 e junho deste ano. O primeiro lugar de cada categoria receberá o valor de R$ 10 mil, já o segundo e terceiro lugar receberão placas de reconhecimento.
Na etapa final, as produções passarão por análise de uma comissão julgadora, que segue critérios de integridade e originalidade, ineditismo, inovação e criatividade, clareza e precisão, além da contribuição para a conscientização e abrangência pública. A comissão é composta por representantes da EBC, da Secretaria de Comunicação/Secretaria de Políticas Digitais da Presidência da República, de organismo internacional e de instituições de pesquisa pública e privada.
Jean Lima, diretor-presidente da EBC, ressaltou a importância dos editais lançados: "O Prêmio EBC de Comunicação Pública reforça nosso compromisso de valorizar os campos da comunicação e da cultura no Brasil. Com os eixos de jornalismo, audiovisual e música, a premiação se consolida como uma iniciativa completa", afirmou.
É importante destacar que, em outra linha do Prêmio de Combate à Desinformação, a EBC vai reconhecer produções de outros veículos de comunicação, empresas ou organizações da sociedade civil. As iniciativas serão premiadas em quatro categorias: Televisão/Audiovisual, Rádio, Plataformas Digitais e Mobilização Comunitária. O prêmio também será de R$ 10 mil, por categoria.
Retomada do Prêmio TV Brasil de Exibição
Em 2024, a EBC retomou o Prêmio TV Brasil de Exibição, descontinuado em 2014. Em parceria com festivais de cinema como o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) e o Festival de Cinema de Gramado, o prêmio busca reconhecer e promover obras audiovisuais de destaque, que passarão a integrar a grade de programação da emissora pública.
Festival de Música da Rádio Nacional e Prêmio Rádio MEC
O Prêmio EBC também abrange a esfera musical, incluindo o Festival de Música da Rádio Nacional e o Prêmio Rádio MEC. O Festival de Música da Nacional FM, iniciado em 2009, apoia a cultura e a música brasileira. O Festival de Música Rádio MEC segue a mesma linha, oferecendo espaço para cantores, compositores e instrumentistas competirem em diversas categorias.