Representantes da EBC falam sobre a TV 3.0 e o Sem Censura na SET EXPO, em São Paulo

A SET EXPO é considerada o maior evento de tecnologia e negócios do setor de Mídia e Entretenimento da América Latina.
28/08/2025
|
12:55
compartilhar notícia
Capa da Notícia
Divulgação / EBC

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) esteve presente na SET EXPO – Congresso e Feira de Produtos e Serviços, que ocorreu de 19 a 21 de agosto, em São Paulo. A feira é considerada uma das principais iniciativas do mercado de televisão.

A EBC foi representada pelo diretor-geral, Bráulio Ribeiro, e pelo gerente de Produção de Variedades e diretor do programa Sem Censura, da TV Brasil, Bruno Barros.

Durante o painel “A TV Pública no DTV+”, Bráulio Ribeiro falou sobre o papel da empresa pública no debate sobre a TV 3.0, que foi regulamentada por decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 27 de agosto. “Há um grande desafio em todo o setor. Nós somos radiodifusores, aprendemos a fazer TV com transmissor, cabo e antena, colocando nosso sinal no ar. Agora, vamos ser também plataformas de streaming”, explicou.

A empresa participou de um grupo de trabalho organizado pelo Ministério das Comunicações e dos debates no âmbito do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital – que congrega emissoras públicas e privadas desde o início da implantação do sistema digital no país.

A nova fase do sistema digital, a TV 3.0, deixará a televisão aberta brasileira mais semelhante às chamadas smart TVs, em que o usuário escolherá a programação por ícones de cada emissora.

“A TV 3.0 só faz sentido se tivermos uma estrutura de transmissão de conteúdo desse tipo”, afirmou Bráulio à plateia, acrescentando: “ter aplicativos com usabilidade fácil é um grande passo para as emissoras”.

Exemplo de sucesso

A força das redes sociais dos programas da EBC, como o Sem Censura, também foi prestigiada durante a SET EXPO. Bruno Barros, diretor do programa da TV Brasil, apresentou a perspectiva de que é necessário revigorar formatos clássicos para conquistar o público.

“A curadoria de conteúdos que geram conexões emocionais permite transformar uma atração tradicional da TV em uma experiência relevante no digital. O entretenimento com propósito cria impacto real em diferentes telas e fortalece o engajamento do público”, defendeu.

Além disso, refletiu: “foi uma grande honra compartilhar um pouco do nosso trabalho nessa retomada do Sem Censura e falar sobre as nossas estratégias para fazer um conteúdo na TV que consiga dialogar com o digital”.

O evento

A SET EXPO é considerada o maior evento de tecnologia e negócios do setor de Mídia e Entretenimento da América Latina. Reúne profissionais, executivos, especialistas e empresas de toda a cadeia produtiva do audiovisual, radiodifusão e novas mídias.

Com um formato que integra feira de negócios e congresso, o evento segue como o principal ponto de encontro para discutir inovação, transformação digital e as tendências que moldam o futuro do conteúdo audiovisual.