TV Brasil amplia alcance no Pará, Pernambuco, Paraná e Acre

Expansão leva sinal da TV Brasil a dezenas de municípios e reforça o acesso à informação, cultura e cidadania.
13/10/2025
|
15:52
compartilhar notícia
Capa da Notícia
Foto: Diego Gurgel/Secom Governo do Acre

A Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), coordenada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), segue em expansão pelo país com a inauguração de novos canais de televisão e parcerias estratégicas. Recentemente, o acordo de ampliação de sinal com a TV Cultura do Pará, a estreia da Pref TV em Caruaru (PE) em sinal aberto, a inauguração da TV Educativa IFPR, em Jacarezinho (PR), e da TV Nova Aldeia, em Rio Branco (Acre), reforçaram o alcance da Rede. 

Pará: acordo possibilita que sinal da TV Brasil chegue a 53 novos municípios 

A TV Cultura do Pará, que já integrava a RNCP, ampliou a parceria com a EBC no mês de setembro. Um novo acordo de cooperação, firmado entre a empresa pública e a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), vai permitir que o sinal da TV Brasil chegue a 53 municípios paraenses. Pelo acordo, a TV Cultura do Pará exibe entre 3 e 7 horas semanais de conteúdos produzidos pela EBC, ampliando a oferta de jornalismo, cultura e educação para os telespectadores. 

A iniciativa foi viabilizada pelos programas Brasil Digital e Digitaliza Brasil, do Governo Federal, por meio do Ministério das Comunicações (MCom). 
 
Pernambuco: Pref TV estreia em Caruaru 

Em Caruaru (PE), a população passou a contar com uma nova opção de programação pública a partir da Pref TV, que iniciou transmissões em sinal aberto no dia 8 de setembro, no canal 6 do sinal digital, em parceria com a EBC. Os moradores do agreste pernambucano vão ter acesso à programação da TV Brasil, do Canal Gov, Canal Educação e Canal Saúde.  

A estrutura para a transmissão dos canais foi viabilizada pelo Programa Brasil Digital, que integra o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).  

Paraná: nova emissora em Jacarezinho 

Jacarezinho, no norte do Paraná, também passa a integrar oficialmente o mapa da comunicação pública com a inauguração de um canal de TV aberta digital, fruto da parceria entre a EBC e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). O evento de lançamento foi no dia 23 de setembro, com a presença de autoridades locais, representantes do Governo Federal, da EBC e da comunidade acadêmica. 

A multiprogramação disponibiliza, no canal 2, quatro emissoras em uma mesma frequência: TV Brasil/ IFPR TV, Canal Gov, Canal Educação e Canal Saúde.  Na mesma ocasião, também foi disponibilizado à população o sinal da Rede Legislativa de TV, ampliando a diversidade de conteúdos públicos, educativos e de cidadania. 
 
O investimento federal foi de R$ 430 mil, por meio do Novo PAC, contemplando a instalação de transmissor digital de 250 watts, duas antenas de transmissão, antenas parabólicas, cabos, conectores, rack, nobreak, sistema de telessupervisão e climatização. 

Acre: sinal da TV Brasil volta ao estado com a TV Nova Aldeia 
 
No Acre, a TV pública do estado, TV Aldeia, que estava fora do ar desde 2018, foi reinaugurada e agora se chama TV Nova Aldeia.  A retomada teve participação ativa da EBC, em parceria com a Universidade Federal do Acre (UFAC) e o governo estadual. A inauguração da nova estrutura, no dia 9 de outubro, marcou o retorno do Acre à Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) após sete anos de ausência.

O projeto contou com investimento de R$ 1,25 milhão, realizado pela EBC com recursos próprios, para instalação de um transmissor digital de 3.000 watts. A iniciativa garante sinal para cerca de 345 mil pessoas na capital Rio Branco e municípios vizinhos, fortalecendo a presença da comunicação pública na região amazônica.  
 
A multiprogramação inclui os canais TV Brasil/TV Nova Aldeia, Canal Gov, Canal Educação e Canal Saúde. A UFAC será responsável pela geração de conteúdo local, com a perspectiva de cooperação com o governo do Estado, para distribuição nos canais da EBC.