UBA e TAL abrem pré-inscrição para formação em Mídias Públicas na América Latina

Diploma da Universidade de Buenos Aires e da Rede TAL começa em abril, em formato virtual, com foco na qualificação de profissionais da comunicação pública
10/02/2026
|
13:00
compartilhar notícia
Capa da Notícia

Está aberto o período de pré-inscrição para o Diploma em Mídias Públicas na América Latina, uma proposta acadêmica da Universidade de Buenos Aires (UBA) e da Rede Televisión América Latina (TAL), da qual a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) faz parte. A iniciativa está alinhada à trajetória da Cátedra Latino-americana de Mídias Públicas, criada em setembro de 2025, que incentiva a pesquisa e o fortalecimento da comunicação pública na região. 

O programa de formação é voltado a profissionais, estudantes e demais interessados em políticas de comunicação pública, que desejem aprofundar a visão sobre o papel, os desafios e as transformações das mídias públicas na América Latina. 

Serão 17 encontros semanais, com início na primeira semana de abril de 2026. As aulas, ministradas por docentes titulares e professores convidados com atuação reconhecida em diferentes países da América Latina, terão duração de 4 horas e vão ser realizadas na modalidade virtual. 

Estrutura do curso 

O plano de estudos está organizado em cinco módulos temáticos, além de um Trabalho Integrador Final (TIF): 

Módulo 1: Meios públicos. A experiência e a tradição latino-americana.
Módulo 2: As audiências dos meios públicos.
Módulo 3: Modelos e ferramentas de gestão. 
Módulo 4: Produção, estéticas, formatos e conteúdos nos meios públicos. 
Módulo 5: Experiências e papéis dos meios públicos na América Latina. 
Trabalho Integrador Final (TIF). 
 
Sobre a pré-inscrição 
 
Segundo informações da Rede TAL, as pré-inscrições podem ser feitas até o fim de fevereiro. Os interessados devem se manifestar pelos e-mails: diplomauba@catedrademedios.lat e sh@redtal.tv 

O custo total da formação é de US$ 350. Ao final, os estudantes receberão certificado concedido pela UBA. 

Entre os objetivos do curso estão a qualificação de profissionais da televisão pública, o estímulo à inovação tecnológica e de conteúdos e o compartilhamento de práticas de gestão bem-sucedidas entre emissoras públicas latino-americanas. 

Segundo o gerente de Projetos e Conteúdos Regionais da EBC, Adriano de Angelis, que integra o comitê acadêmico, o Diploma em Mídias Públicas na América Latina é uma oportunidade estratégica para os profissionais que atuam nas emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública. “O curso dará destaque à troca de experiências concretas com profissionais de referência que atuam cotidianamente nas TVs públicas da região, indo além da reflexão teórica. Essa abordagem fortalece a dimensão prática da comunicação pública a partir de uma perspectiva genuinamente latino-americana. Para a RNCP, é também a oportunidade de integrar um espaço inédito de formação, articulação e atualização frente aos desafios contemporâneos dos meios públicos.” destaca. 
 
Mais informações estão disponíveis em: https://www.sociales.uba.ar/diplomadomediospublicos/