Audiência em alta e premiação reforçam papel das rádios públicas da EBC

Resultados históricos da Rádio Nacional e da Rádio MEC se somam à conquista do Prêmio APCA, pelo programa Tarde nacional SP
05/02/2026
|
20:05
compartilhar notícia
Capa da Notícia
Divulgação / EBC

As rádios públicas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) encerraram 2025 com resultados expressivos que confirmam o fortalecimento da radiodifusão pública brasileira. Dados da Kantar IBOPE Media apontam crescimento histórico de audiência da Rádio Nacional e da Rádio MEC, além de mudanças significativas no perfil do público, com maior aproximação das novas gerações. 

A Rádio Nacional FM de Brasília alcançou, em 2025, a maior participação de mercado desde o início da série histórica, em 2010, com 1,49% de share. O desempenho consolida uma trajetória contínua de crescimento: os anos de 2023, 2024 e 2025 concentram três das quatro melhores performances da emissora nos últimos 15 anos. 

No Rio de Janeiro, a Rádio Nacional FM apresentou crescimento expressivo, com alta de 49% no número de ouvintes por minuto entre 2024 e 2025. Em Recife, onde a emissora atua em parceria com a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), houve aumento de 17% na comparação entre o último quadrimestre de 2024 e o mesmo período de 2025. Já em São Paulo, o último quadrimestre de 2025 registrou crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior, confirmando a ampliação contínua do público na maior praça do país. 

A Rádio MEC também apresentou resultados consistentes. Em Brasília, a MEC FM registrou crescimento de 59% na audiência entre o quarto trimestre de 2024 e o de 2025. No Rio de Janeiro, os anos de 2024 e 2025 representam os melhores resultados da emissora desde 2012 em participação de mercado, reforçando a consolidação da marca. 

Um dos principais destaques da pesquisa foi o rejuvenescimento do público. Nas quatro praças pesquisadas, a Rádio Nacional foi a emissora com maior afinidade junto ao público de 15 a 24 anos entre todas as rádios mensuradas pela Kantar. Em Belo Horizonte, a Rádio MEC também se destacou nesse recorte etário, indicando elevado potencial de consolidação em uma nova e estratégica praça. 

Rádio Nacional vence Prêmio APCA com o Tarde Nacional SP

O bom desempenho das rádios públicas em 2025 também se refletiu no reconhecimento da crítica especializada. O programa Tarde Nacional SP, da Rádio Nacional, foi escolhido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como Melhor Programa Cultural de Rádio de 2025. O anúncio foi feito em assembleia geral realizada no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, no dia 26 de janeiro, e a cerimônia de premiação está prevista para maio, no Teatro Sérgio Cardoso, na capital paulista.
 

Tarde Nacional SP.pngApresentado pelos talentosos jornalistas concursados da EBC Victor Ribeiro e Guilherme Strozi, o programa, no ar desde 2024, é transmitido de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, pela Rádio Nacional de São Paulo (87,1 FM), e também pode ser acompanhado ao vivo pelo site e pelo aplicativo Rádios EBC. A atração reúne entrevistas, prestação de serviço, reportagens e agenda cultural com foco na Grande São Paulo, além de colunas dedicadas à música, literatura e à identidade cultural da cidade. 

"O forte da Nacional FM é a cobertura cultural e temos nos esforçado para levar aos ouvintes a diversidade de vozes que marcam a música brasileira, desde artistas independentes até os grandes nomes da MPB. Também abrimos espaço na programação local para falar sobre cinema, literatura e teatro, dando um panorama da riqueza cultural da maior cidade da América Latina. Isso tudo temperado com a melhor música do mundo: a brasileira”, explicou Victor Ribeiro, coordenador de Programação da Rádio Nacional São Paulo e apresentador do Tarde Nacional SP. 

Para o gerente-executivo de Rádios da EBC, Thiago Regotto, a conquista tem um significado especial por ser justamente nas celebrações em torno das nove décadas de existência da Rádio Nacional. “É o primeiro ano em que a Rádio Nacional é indicada ao Prêmio APCA e já sai vencedora, com um programa que nasceu da força de vontade e da dedicação de dois profissionais da EBC, que produzem, apresentam e operam a atração. Esse trabalho foi fundamental para que a Rádio Nacional de São Paulo deixasse de ser apenas uma retransmissora e passasse a ser uma geradora de conteúdo local, em diálogo direto com a maior cidade da América Latina”, afirmou. 
 
O presidente da EBC, Andre Basbaum, também destacou o contexto das comemorações dos 90 anos da Rádio Nacional e o fortalecimento da produção local. “Esse prêmio é um reconhecimento importante do vínculo que o Tarde Nacional SP já criou com o público de São Paulo, uma praça estratégica para a emissora e prioridade desta gestão”, disse. 

A diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antônia Pellegrino, ressalta que o prêmio reflete a estratégia de investimento em qualidade. “Mesmo com uma equipe reduzida, o reconhecimento da APCA mostra que, quando criamos condições para profissionais talentosos realizarem seu trabalho, o impacto acontece e quem ganha é o público”, disse. 
 
Moção de reconhecimento 
 
Os Comitês de Participação Social da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) — o Comitê Editorial e de Programação (Comep) e o Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (Cpadi) — publicaram uma moção de reconhecimento ao trabalho dos profissionais envolvidos na criação e execução do programa Tarde Nacional SP, após a atração ser eleita melhor programa cultural de rádio de 2025 pela APCA. 

Segundo os comitês, a homenagem registra “reconhecimento e apreço” pelo trabalho dos profissionais Victor Ribeiro e Guilherme Strozi, responsáveis pela concepção e realização do programa. Saiba mais aqui

Além disso, outro veículo da EBC havia sido contemplado na edição anterior, o programa Sem Censura, da TV Brasil, foi escolhido como Melhor Programa de Televisão. E neste ano, a produção esteve entre os finalistas do Prêmio APCA em sua categoria.

Sobre a Rádio Nacional 

A marca faz parte da história do país e conta, atualmente, com oito emissoras próprias, em diferentes regiões do Brasil: Rádio Nacional do Rio de Janeiro, Rádio Nacional de São Paulo, Rádio Nacional de Brasília AM e FM, Rádio Nacional de Recife, Rádio Nacional de São Luís, Rádio Nacional da Amazônia e Rádio Nacional do Alto Solimões. 

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais 

Site: https://radios.ebc.com.br 
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr 
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv 
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr 
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr 
Threads: https://www.threads.com/@radionacionalbr 
Streaming: https://aovivo.ebc.com.br/embed-audio.html?emissora=radio-nacional-do-rio-de-janeiro 
 
WhatsApp Nacional 

- Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201 
- Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536 
- Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568 
- Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966 

Saiba como sintonizar a Rádio Nacional 

Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz 
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz 
São Paulo: FM 87,1 MHz 
Recife: FM 87,1 MHz 
São Luís: FM 93,7 MHz 
Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC 
Alto Solimões: FM 96,1 MHz 
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS