Congresso Nacional homenageia os 90 anos da Voz do Brasil
O Congresso Nacional realizou, no dia 5 de agosto, uma sessão solene em homenagem à Voz do Brasil no Plenário da Câmara dos Deputados.
“A Voz do Brasil cumpre um papel muito importante. Mais que um programa de rádio é uma instituição da democracia. É inclusiva porque chega a todos os lugares e garante a integridade da informação, tão atacada hoje”, afirmou o secretário-executivo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Tiago César dos Santos, que representou o governo federal na sessão solene.
“A EBC tem muito orgulho de manter essa tocha que foi acesa por Getúlio Vargas há 90 anos”, afirmou o diretor-geral da EBC, Bráulio Ribeiro. Ele agradeceu a todos os empregados da empresa que garantem a transmissão do programa diariamente. “Com muita honra, represento a EBC neste momento”, disse.
“O programa não ia ficar 90 anos no ar, se não tivesse se reinventado”, comentou o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que presidiu a sessão solene.
O requerimento para a realização da sessão foi de autoria dos senadores Angelo Coronel (PSD-BA), Humberto Costa (PT-PE) e Ciro Nogueira (PP-PI) e dos deputados federais Marx Beltrão (PP-AL), Charles Fernandes (PSD-BA), Cleber Verde (MDB-MA) e Guilherme Uchoa (PSB-PE).
No documento, os parlamentares ressaltaram que A Voz do Brasil “continua presente na vida do cidadão, de maneira simples, efetiva e com adaptação contínua às novas ferramentas tecnológicas”. Segundo o documento, “homenagear os 90 anos da Voz do Brasil é reconhecer sua importância na própria história moderna do Brasil” e, além disso, “o respeito ao debate democrático”.
Sobre a Voz do Brasil
Criado em 1935 durante o governo Getúlio Vargas, o programa se chamava A Hora do Brasil. É o programa de rádio de caráter oficial mais antigo do Brasil ainda em execução, reconhecido pelo Guiness Book, o livro dos recordes. Atualmente, o programa traz notícias dos diferentes Poderes. O noticiário sobre o Poder Executivo é produzido e apresentado pela equipe da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).