Novas rádios públicas reforçam a RNCP em Vitória (ES) e Paranaguá (PR)
A Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) ganhou, recentemente, dois importantes reforços com a inauguração de novas emissoras no Espírito Santo e no Paraná.
Em julho, a cidade de Paranaguá, no litoral paranaense, recebeu a Rádio Educativa IFPR – 106.3 FM, fruto de parceria entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Já em agosto, foi a vez da capital do Espírito Santo, Vitória, celebrar a retomada das transmissões da Rádio Universitária FM, que agora opera em nova frequência, 87.1 MHz, com infraestrutura modernizada e com um novo nome, Rádio Ufes FM. A mudança é resultado de ação conjunta da EBC e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Rádio Ufes FM 87,1
Criada em 1989, a Rádio Universitária teve as operações interrompidas em março de 2024 e voltou ao ar no dia 26 de agosto com um sistema de transmissão renovado, instalado pela EBC, agora com o nome Ufes FM, em novo dial. São mais de 5.000 watts de potência que garantem cobertura para a capital capixaba e municípios vizinhos, alcançando cerca de 1,4 milhão de pessoas das cidades de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana e Serra.
O investimento de R$ 780 mil na aquisição e instalação do novo sistema visa a ampliar o acesso da população a conteúdos de qualidade, com foco em cultura, educação, cidadania e informação.
A grade de programação da nova frequência combina conteúdos locais produzidos pela Ufes com programas selecionados da Rádio Nacional, em uma oferta plural e conectada com os interesses da sociedade capixaba.
Rádio Educativa IFPR – 106.3 FM
Instalada no campus do Instituto Federal, em Paranaguá/PR, a Rádio Educativa IFPR – 106.3 FM foi inaugurada no dia 21 de julho e a estimativa é a de que alcance cerca de 160 mil pessoas em toda a região.
Nesta parceria, a EBC ofereceu assessoria técnica durante todo o processo de implantação da emissora, além da programação da Rádio Nacional. O IFPR, por sua vez, é responsável pela programação local e pela implantação da infraestrutura técnica, que inclui transmissor de 300 watts, antena, sistema de climatização, equipamentos de recepção via satélite e estúdio de produção.
A emissora teve investimento aproximado de R$ 600 mil, viabilizado por emendas parlamentares e recursos do Ministério da Educação.
Expansão da Rede
Além dos novos canais em Vitória e Paranaguá, em agosto, a Prefeitura de Caruaru formalizou um Acordo de Cooperação com a EBC a fim de integrar a Rede Nacional de Comunicação Pública de Rádio, para implantação e operação de uma emissora na localidade.
A prefeitura, que já era parceira da Rede com a Pref TV, passa a fazer parte, também, da RNCP/Rádio, que agora conta com 166 afiliadas.
Segundo Lídia Neves, gerente-executiva de Integração de Conteúdos e Rede, o acordo se soma a um movimento de expansão da RNCP, que busca ampliar o acesso da população a conteúdos de qualidade. “O objetivo é promover a cultura, a educação e a cidadania, além de consolidar a comunicação pública como espaço de participação e transformação social em todo o país”, afirmou.