Rádio Nacional abre comemorações de 90 anos
Com foco nas celebrações de nove décadas no ar, em 12 de agosto de 2026, a Rádio Nacional lançou um selo comemorativo, uma nova identidade sonora e uma agenda de iniciativas para marcar a data histórica.
Com o slogan "Do passado ao futuro. Sem Fronteiras", a emissora pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) se mantém atual e relevante. Ao longo da história, a Nacional se firmou como uma das principais rádios do país e referência cultural na Música Popular Brasileira, no jornalismo e nas transmissões esportivas.
Thiago Regotto, gerente-executivo de Rádios da EBC, reforça essa posição. "Estamos aproveitando esse aniversário para consolidar a nova Rádio Nacional. É uma emissora que trabalha em rede, em várias capitais do país, inspirada na sua história que traz o Brasil de hoje pelo rádio, com música, informação e esporte", explica. 
Atualmente, são oito emissoras próprias, em diferentes regiões do país: Rádio Nacional do Rio de Janeiro, Rádio Nacional de São Paulo, Rádio Nacional de Brasília AM e FM, Rádio Nacional de Recife, Rádio Nacional de São Luís, Rádio Nacional da Amazônia e Rádio Nacional do Alto Solimões.
Entre as novidades que antecipam as comemorações de 90 anos está o resgate nas trilhas da música "Luar do Sertão", clássico que inaugurou a Nacional em 1936. A obra ganha nova versão, mais moderna, que embala a identidade musical da rádio nesse período festivo.
Outras atrações já confirmadas para este ano são a estreia de um novo site e o lançamento de uma série de 90 radiodocumentários em contagem regressiva para o aniversário. "Temos diversas ideias para celebrar. Também queremos receber propostas pelo e-mail radionacional@ebc.com.br", destaca Thiago Regotto
A identidade visual para os 90 anos da Rádio Nacional reflete a trajetória relevante na comunicação pública. O projeto gráfico valoriza a tradição e a herança cultural, com linguagem contemporânea voltada para o futuro.
A proposta une memória, amplitude e renovação, valorizando o legado e projetando a Nacional para as próximas décadas. O selo e os elementos gráficos exploram formas e composições que evocam movimento e amplitude, remetendo à propagação sonora da rádio.
 
            