JebsLimaUFMG
Equipe premiada da Rádio UFMG Educativa: Ruleandson do Carmo, Alessandra Dantas e Breno Rodrigues.
A série da Rádio UFMG Educativa sobre o Programa Universidade para Todos - ProUni foi a grande vencedora nacional na categoria Áudio no 7º Prêmio de Jornalismo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior - ABMES, realizado em agosto. A produção é assinada por Ruleandson do Carmo, com edição de Alessandra Dantas e sonoplastia de Breno Rodrigues.
Em três episódios, a série radiofônica aborda os contextos, conquistas e conflitos do programa do Ministério da Educação, criado pelo governo federal em 2004, que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais, em instituições particulares de educação superior. A primeira edição do ProUni 2024 recebeu a inscrição de 716.759 candidatos, foram pré-selecionados na chamada regular 213.577 interessados em ingressas na graduação. A iniciativa, atualmente, se destaca como importante política para democratização do acesso ao ensino superior.
OUÇA AQUI: “ProUni - 20 anos de criação: contextos, conquistas e conflitos”
Outro destaque da emissora integrante da Rede Nacional de Comunicação Pública - RNCP é o radiodocumentário "Constituição Cidadã – 35 anos: democracia e saúde mental em xeque", que conquistou o segundo lugar na categoria Jornalismo de Áudio do I Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário, realizado em abril deste ano.
O radiodocumentário explora os ataques ocorridos em 8 de janeiro de 2023 às sedes dos Três Poderes, em Brasília, abordando também a conquista da 'Constituição Cidadã' de 1988, os movimentos sociais que marcaram essa trajetória, o impacto da era digital e da desinformação, e os desafios à democracia. Além disso, a obra discute a saúde mental da população diante de um cenário tão turbulento. A produção é assinada também pelo mesmo time, que coleciona premiações pela qualidade de suas obras.
O I Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário é uma iniciativa conjunta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Superior Tribunal Militar (STM), visando reconhecer trabalhos jornalísticos de excelência que promovam a reflexão sobre o papel do Judiciário e o fortalecimento da democracia.
Esses reconhecimentos reforçam o papel da Rádio UFMG Educativa como uma referência em produções jornalísticas que não apenas informam, mas também promovem debates profundos sobre temas relevantes à sociedade brasileira.
OUÇA AQUI: "Constituição cidadã - 35 anos: democracia e saúde mental em xeque"