RNCP amplia presença com novas rádios públicas no Ceará e no Rio de Janeiro
A Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), coordenada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), segue em expansão. Em outubro, duas novas emissoras passaram a integrar a rede: a Rádio Ceará 87.1 FM, em Fortaleza (CE), e a Rádio UENF 87.1 FM, em Campos dos Goytacazes (RJ).
No Ceará, a nova rádio foi inaugurada no dia 30 de outubro, resultado da parceria entre a EBC e a Fundação de Teleducação do Ceará (FUNTELC), que é vinculada à Casa Civil do governo do estado. Com cobertura em 17 municípios e potencial de alcançar mais de três milhões de pessoas, a emissora oferece programação jornalística, cultural e educativa.
O investimento total foi de R$ 2,5 milhões, sendo R$ 1,9 milhão do governo federal. A EBC foi a responsável pela instalação da infraestrutura de transmissão e a FUNTELC fica encarregada da operação e inserção de conteúdos locais integrados à programação da Rádio Nacional.
Além de configurar a expansão da RNCP, a nova emissora fortalece a atuação da EBC no Ceará, estado onde mantém sólida parceria com a TV Ceará, afiliada da TV Brasil desde 2009.
Interior do Rio
Já no Rio de Janeiro, a Rádio UENF 87.1 FM foi inaugurada em 17 de outubro, na cidade de Campos dos Goytacazes, em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). É a primeira rádio pública do interior do estado, o que representa um avanço significativo na interiorização da comunicação pública. A nova rádio vai beneficiar mais de 500 mil habitantes de Campos dos Goytacazes e cidades vizinhas.
A EBC cedeu o canal, elaborou o projeto técnico e disponibilizou a programação da Rádio Nacional como base de conteúdo. A UENF foi responsável pela aquisição dos equipamentos, além de assumir a operação do canal e a produção de conteúdo local.
Para a gerente-executiva de Integração de Conteúdos e Rede da EBC, Lídia Neves, as inaugurações consolidam o avanço da comunicação pública em diferentes regiões do país. “A iniciativa faz parte do planejamento estratégico da EBC de ampliar a presença de emissoras públicas de rádio e TV em todo o território nacional, com foco em uma comunicação democrática, diversa e acessível”, afirmou.