TV Brasil estreia 'Vem Ver': série da UERN TV destaca turismo no Rio Grande do Norte
A TV Brasil estreia, no dia 5 de março, a série "Vem Ver", uma produção original da UERN TV, emissora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e integrante da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Com 13 episódios, a atração explora as belezas naturais, o patrimônio cultural e os destinos turísticos do estado potiguar.
O nome da série, "Vem Ver", é um chamado ao público para descobrir os encantos do Rio Grande do Norte. Os episódios percorrem a rota do Seridó Geoparque, que abrange seis cidades — Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Parelhas, Carnaúbas dos Dantas e Acari. Além disso, a produção destaca o turismo ligado aos povos originários, ao ecoturismo serrano, às cavernas e às festas populares do estado.
A equipe percorreu mais de 8.400 km durante as gravações, realizadas em parceria com o projeto de extensão GeoRoteiros, que envolve estudantes universitários. O documentário é resultado de uma colaboração entre a UERN, a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern), a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR).
Valorizando o turismo local
Para o diretor da UERNT TV e professor Fabiano Morais, responsável pela produção audiovisual do projeto, "Vem Ver" reforça a importância do turismo como motor do desenvolvimento econômico e cultural. "Os episódios foram pensados para apresentar os encantos do interior do estado, destacando as pessoas que fazem o turismo acontecer", afirma o diretor. Os 13 episódios de 28 minutos serão exibidos na TV Brasil todas as quartas-feiras, às 13h30 (horário de Brasília). A transmissão é viabilizada pela NOR 401, norma que regula a RNCP/Televisão e incentiva a circulação de conteúdos regionais, promovendo a diversidade e a pluralidade na programação da TV Brasil.
Sobre a UERN TV
A UERN TV é a emissora universitária da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, com programação disponível na internet, no Canal Universitário da TCM Telecom (Canal 23.1) e em fase de implantação da TV aberta em Mossoró (RN) e região. Como integrante da Rede Nacional de Comunicação Pública, a emissora tem o compromisso de fomentar a produção audiovisual regional e fortalecer a difusão da cultura potiguar.