Série "Olhar Brasil" ganha impulso com masterclass de direção promovida pela EBC

Em momento de formação, colaboradores da EBC de diferentes áreas abordaram os desafios da coprodução em rede e orientaram os selecionados no edital da série audiovisual "Olhar Brasil".
11/09/2024
|
14:45
compartilhar notícia
Capa da Notícia
Foto: EBC

A Empresa Brasil de Comunicação - EBC deu início à coprodução da série "Olhar Brasil" com a realização da masterclass on-line "Direção Audiovisual", em julho, aberta a todas as emissoras integrantes da Rede Nacional de Comunicação Pública - RNCP. Com 130 inscritos, a iniciativa contou com a participação de três colaboradores da EBC: Leonne Gabriel, gerente de Projetos e Conteúdos Regionais; Maria Augusta Ramos, gerente-executiva de Conteúdo; e Zeca Ferreira, coordenador de Criação de Conteúdos Artísticos. A masterclass abordou aspectos de direção, com foco na realização da série audiovisual "Olhar Brasil", primeira coprodução realizada pela RNCP.

Os participantes tiveram a oportunidade de aprender com a documentarista premiada e membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Maria Augusta Ramos. Durante o encontro, ela discutiu o potencial do documentário como ferramenta para retratar a realidade brasileira. "Pensar o Brasil é essencial no processo de construção documental. É um desafio enriquecedor. Ao final de cada filme, sinto que aprendi muito sobre o país e sobre mim mesma", afirmou. Maria Augusta também compartilhou trechos de seus filmes sobre a Justiça brasileira, analisando suas escolhas estéticas e a relação com os personagens.

Outro destaque da masterclass foi o documentarista Zeca Ferreira, com mais de 20 anos de experiência na área. Ele destacou o desafio de manter a coesão entre os diferentes projetos que comporão a série "Olhar Brasil", produzidos por emissoras diversas, sem perder a identidade regional e a visão singular de cada diretor. "É preciso diálogo e construção conjunta para garantir que a série tenha unidade, sem tolher a criatividade dos diretores. Cada episódio deve ter sua própria identidade, mas a série precisa manter uma coerência", enfatizou.

Para assegurar essa coesão, a EBC, por meio da Gerência de Projetos e Conteúdos Regionais, acompanhará de perto a produção dos episódios pelas emissoras selecionadas. Além da masterclass sobre direção audiovisual, o edital prevê outras duas atividades: uma voltada para a produção e outra para a montagem, ambas destinadas às emissoras contempladas pelo projeto "Olhar Brasil".

A diretora-geral da EBC, Maíra Bittencourt, também participou da abertura do evento, reforçando o apoio institucional à continuidade da iniciativa. A masterclass de direção marcou o início das atividades do Laboratório de Narrativas Regionais - LABNARE, um espaço de formação e intercâmbio de experiências entre as instituições parceiras da RNCP no âmbito dos editais de coprodução da EBC. Já está aprovado um segundo edital, focado na série "Histórias do Brasil Rural", que abordará a agricultura familiar e será lançado em breve para emissoras de TV e rádio da RNCP.