Produções da RNCP ocupam 23% da grade da TV Brasil Internacional

Conteúdos regionais produzidos por emissoras públicas reforçam a identidade cultural do Brasil para público em mais de 120 países
04/02/2026
|
13:00
compartilhar notícia
Capa da Notícia

No quarto trimestre de 2025, produções de emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) ocuparam 23,09% da programação da TV Brasil internacional, canal da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) voltado aos brasileiros que vivem fora do país. 

Ao todo, 12 programas da RNCP integraram a grade do canal no período, totalizando 569 horas de exibição, em um total de 2.464 horas programadas. 

De acordo com Lidia Neves, gerente-executiva de Integração de Conteúdos e Rede, o dado evidencia a relevância das emissoras públicas parceiras na composição da programação internacional. “Além de reconhecerem o trabalho da RNCP, os números também reforçam o compromisso do canal com a valorização da diversidade cultural e regional do Brasil, ao levar ao público externo conteúdos sobre cultura, turismo, música, culinária, meio ambiente, modos de vida locais e produção rural”, disse. 

Os programas exibidos no quarto trimestre de 2025 foram: Estúdio 88 (208h), Vem Ver (47h), Nova Amazônia (44h), Sabor e Afeto (46h), Expedição MS (41h), Rural Produtivo (39h), Agro Educativa (37h), Agricultura Alto Vale (32h), Festival Pernambuco Meu País (29h), Estações (20h), Bem Bahia (19h) e Palco TVE (7h). 

Para o gerente de Conteúdo e Programação da TV Brasil Internacional, Francisco Mauro, as emissoras da RNCP são estratégicas para garantir uma representação plural do país na tela. 

“As emissoras que integram a RNCP são fundamentais para a composição da grade da TV Brasil Internacional, pois ampliam a diversidade de conteúdos e garantem a representação das diferentes regiões do país”, afirmou. 

Segundo Mauro, a curadoria dos conteúdos da RNCP segue critérios técnicos e editoriais bem definidos. “A escolha dos programas considera a qualidade técnica e editorial, a adequação ao público que vive no exterior, a representatividade regional, a diversidade cultural e a compatibilidade com a linha editorial da EBC, além das questões relacionadas a direitos de exibição e formato dos conteúdos”, explica. 

Sobre os próximos meses, o gerente destaca a expectativa de manutenção e ampliação gradual da presença da RNCP na programação da TV Brasil Internacional. “A ideia é fortalecer a participação das emissoras da Rede, priorizando produções que valorizem a diversidade regional, a cultura brasileira e o cotidiano das comunidades locais”, conclui. 

Sobre a TV Brasil Internacional  
 
Voltada aos brasileiros que moram no exterior, a nova TV Brasil Internacional é um canal da EBC, lançado em março de 2024, que valoriza a identidade e a cultura do Brasil pelo mundo.  
 
A programação é estruturada em faixas horizontais, organizadas por temas como natureza, turismo, cultura, música, entretenimento, informação e animações infantis. A grade é 100% nacional, exibida em língua portuguesa. Nos fins de semana, o canal também exibe programas rurais produzidos por emissoras da RNCP, ampliando a diversidade temática e regional da programação. 

O canal está no ar com acesso gratuito pela internet no site tvbrasilinternacional.ebc.com.br, no YouTube @tvbrasilinternacional e app TV Brasil Internacional, disponível para Android e iOS. 
 
12 países também recebem o sinal por parabólica digital. Ao todo, o canal conta com audiência de mais de 120 países.