TVE Bahia e TVC do Pará conquistam audiências históricas com campeonatos estaduais de futebol
As transmissões dos campeonatos estaduais de futebol têm gerado audiências históricas para as TVs integrantes da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). No dia 1º de fevereiro, a TVE Bahia, emissora oficial do Campeonato Baiano de Futebol, alcançou a maior audiência do ano com o clássico Bahia e Vitória. Segundo dados fornecidos pela afiliada, com base na Kantar IBOPE Media, a TV pública registrou 16 pontos de média, com pico de 20 pontos, o que garantiu ampla vantagem sobre as concorrentes, na faixa horária das 16h às 18h. A Globo registrou 6 pontos, o SBT 5, a Record 3 e a Band 1 ponto.
Já na oitava rodada do Baianão, a partida entre Barcelona de Ilhéus e Bahia, realizada no dia 15 de fevereiro, garantiu mais uma vez a liderança de audiência para a TVE Bahia. Foi registrada média de 10 pontos, entre 16h e 18h, com pico de 13 pontos de audiência na grande Salvador. Além do sucesso na TV, a transmissão ao vivo dos jogos no YouTube da emissora baiana também tem alcançado ampla audiência, mostrando a força e o alcance da emissora no meio digital.
Já no dia 23 de fevereiro foi a vez da TV Cultura do Pará registrar um dos maiores índices de audiência da história com o clássico Remo e Paysandu, pelo Campeonato Paraense, o Parazão. A partida aconteceu no estádio Mangueirão, em Belém, e, de acordo com informações da afiliada, chegou a atingir 23,7 pontos na grande Belém. No mesmo horário, o SBT estava em segundo lugar do ranking, com 6,5 pontos e a Globo com 5 pontos. A partida, teve média geral de 16,8 pontos, contra 7 da Globo e 4,6 do SBT.
Campeonatos estaduais na TV Brasil
Em janeiro, a TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), anunciou acordos com TVs afiliadas para a transmissão de quatro campeonatos estaduais de futebol: Baiano, Capixaba, Paraense e Cearense. A iniciativa faz parte da estratégia da EBC de valorizar o futebol estadual, ampliar o acesso do público a essas competições e reforçar o papel da Rede Nacional de Comunicação Pública na difusão de conteúdo esportivo, informativo e cultural. Durante a temporada, a TV Brasil exibirá mais de 20 partidas dos quatro torneios.