UnBTV comemora 18 anos com inauguração de nova sede
Ao completar 18 anos, a emissora da Universidade de Brasília, UnBTV, celebra a inauguração de novo espaço, no campus universitário da UnB. A cerimônia contou com a presença de autoridades e pessoas que fizeram parte da história da UnBTV. A nova sede, com mais de 600 m², é composta por ampla redação, salas de edição, de equipamentos e novo estúdio com 82 m². O espaço começou a ser ocupado em 2022, depois que a emissora universitária saiu do subsolo do ICC Norte, no prédio conhecido como “Minhocão”, ganhando um novo espaço, mais amplo, em prédio dividido com a Parque Científico e Tecnológico da UnB – PCTEC.
“A UnBTV finalmente tem um espaço adequado para sua atuação. É uma oportunidade de chegarmos mais perto da sociedade, mostrar o que nós fazemos de ensino, pesquisa e extensão com qualidade.”, declarou a reitora da UnB, professora Márcia Abrahão, no evento de inauguração. Segundo a reitora, o investimento foi feito com grande esforço, em cenário de redução orçamentária na universidade, e contou com recursos próprios da UnB mas também com o apoio dos parlamentares por meio de emendas.
O diretor-geral da UnBTV, Rafael Villas Bôas, também comemorou a entrega do novo espaço. “É um investimento crescente ter um lugar com visibilidade, bem-posicionado. Recebemos autoridades do Governo Federal, embaixadores e autoridades para entrevistas e seminários. Então, agora nós nos sentimos em condições para receber essas pessoas com conforto.”, afirmou Villas Bôas.
Desde o ano passado, a emissora televisiva da UnB integra a Rede Nacional de Comunicação Pública - RNCP e, em breve, deve lançar o canal em TV aberta. Atualmente, o canal universitário é transmitido pela internet e na televisão por assinatura. A parceria com a EBC também gerou a possibilidade de concretizar um sonho antigo que é o lançamento da Rádio UnB na transmissão em FM. A diretora-geral da EBC, Maíra Bittencourt, também esteve no evento e destacou a importância da parceria com as emissoras das Universidades para o fortalecimento da comunicação pública.
A cerimônia foi marcada por homenagens aos antigos diretores da UnBTV como o professor Armando Bulcão, que foi o primeiro diretor da emissora, além da homenagem póstuma à memória de Neuza Meller, vítima da Covid-19 em 2021, quando ainda estava em atuação na UnBTV.